Plataforma gratuita ajuda a analisar viabilidade de projetos de eficiência energética
top of page
Buscar

Plataforma gratuita ajuda a analisar viabilidade de projetos de eficiência energética

Qual o investimento necessário para melhorar a eficiência energética de um edifício? Em quanto tempo esse gasto é recuperado? E as placas solares? Elas são um bom investimento para os edifícios? 


Essas e outras dúvidas são comuns ao se deparar com projetos para avançar no uso eficiente de energia elétrica podem ser resolvidas na Enerflix, plataforma online gratuita lançada pelo BID. 



 

Conteúdos adaptados


A plataforma traz conteúdos adaptados para diferentes níveis de conhecimento em relação a três frentes: 


  1. Eficiência energética em geral, com foco em edifícios públicos;

  2. Eficiência energética de iluminação pública;

  3. Geração de energia por meio de sistemas fotovoltaicos (com uso de painel solar fotovoltaico).

 

Os recursos estão agrupados em três áreas (treinamentos, ferramentas e projetos), cada uma delas dividida para as três frentes. Os conteúdos podem ser acessados de maneira muito intuitiva em qualquer ordem, de acordo com a necessidade do interessado: 


Treinamentos em eficiência energética

São seis cursos — dois para cada uma das frentes (eficiência energética em edifícios públicos; eficiência energética para iluminação pública e geração fotovoltaica), um de nível básico e outro, pleno; cada um desses cursos dura de 23 a 52 minutos; os curso tem duração total de 4 horas.

  

Nessa área, o interessado também tem à disposição avaliações que medem o conhecimento na área antes e ao fim do curso; vídeos e e-books. Se o usuário terminar os cursos e for aprovado nos testes, receberá um certificado de conclusão. 


Ferramentas de avaliação de projetos eficiência energética


Para quem já está familiarizado com a área, a Enerflix traz recursos que proporcionam estudos de pré-viabilidade da implantação de um sistema fotovoltaico ou de ações de eficiência energética. As ferramentas ajudam o usuário a calcular, entre outros: 


  • o investimento necessário em R$ 

  • o tempo de retorno do investimento (também chamado de “Payback”) 

  • o potencial de economia (em R$ e em kWh) 

  • o potencial de geração no caso do sistema fotovoltaico 

  • a taxa interna de retorno (TIR);  

Com esses cálculos, pode-se definir o potencial de investimento nestas tecnologias e ter uma ideia sobre o tempo de retorno do investimento. As ferramentas são intuitivas e permitem salvar projetos e estudos para retornar às análises posteriormente.


Guia de elaboração de projetos de eficiência energética


Nesta seção, o usuário encontra um passo a passo com seis itens de como elaborar um projeto de eficiência de uso de energia elétrica, da identificação do problema aos preparativos para implementar o projeto.


Além dessas áreas, a ferramenta ainda traz dados de consumo de energia elétrica para iluminação pública e para prédios municipais para cada uma das cidades brasileiras, bem como estimativa de potencial fotovoltaico. 




bottom of page