Conta de Luz: Brasil é o 2ª conta de Luz mais cara no mundo
top of page
Buscar

Conta de Luz: Brasil é o 2ª conta de Luz mais cara no mundo

O custo de energia elétrica no Brasil aumentou 47% nos últimos cinco anos (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino).




O custo na conta de luz no Brasil aumentou 47% nos últimos cinco anos, segundo pesquisa realizada pela plataforma Cupom Valido, com base nos dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) sobre o custo da energia no país.


De acordo com o estudo, o aumento significativo fez com que o país assumisse o 2º lugar no ranking mundial do custo de energia elétrica mais cara, ficando atrás apenas da Colômbia.


O custo da energia é uma preocupação global, afetando diretamente o bolso dos consumidores e a competitividade das empresas. Recentemente, a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) divulgou dados surpreendentes: o aumetno significativo fez com que o Brasil assumisse o 2º lugar no ranking mundial entre as contas de LUZ mais caras pedendo apenas para Colômbia.

 

Ranking Mundial das Contas de Energia: Gráfico Comparativo:





O gráfico acima destaca os países com as contas de energia mais caras do mundo. O Brasil, infelizmente, está na segunda posição, ficando atrás apenas de Colômbia. Essa análise permite uma compreensão visual da situação global e destaca a necessidade de ações para mitigar o impacto desses custos na economia brasileira.

As altas tarifas de energia têm implicações significativas para os consumidores brasileiros. Além do impacto direto nos custos de vida, a competitividade das empresas e a qualidade de vida estão em jogo. Diante desse cenário, é crucial buscar soluções sustentáveis e economicamente viáveis.


 

Solução: Energia Solar Fotovoltaica



Uma alternativa promissora para enfrentar esse desafio é a adoção da energia solar fotovoltaica. Investir em um sistema de energia solar residencial/comercial pode oferecer uma série de benefícios substanciais:

1. Redução Significativa nas Contas de Energia: Ao produzir sua própria eletricidade, os consumidores podem reduzir drasticamente ou até mesmo eliminar os custos mensais com energia elétrica.


2. Retorno do Investimento Rápido: A instalação de um sistema solar fotovoltaico é um investimento com retorno garantido. Os custos iniciais são compensados ao longo do tempo, resultando em economia a longo prazo.


3. Vida Útil Sustentável: Os sistemas fotovoltaicos têm uma vida útil considerável, muitas vezes superior a 25 anos. Isso significa décadas de energia limpa, econômica e conforto para sua residência/comércio.

 
 



bottom of page