Governo SP avalia usar energia solar fotovoltaica
top of page
Buscar

O governo de SP, avalia usa da energia solar fotovoltaica em busca de eficiência e sustentabilidade.

Todos sabem que a energia solar é uma opção que gera economia e sustentabilidade. Mas, na prática, fazer uso dessa tecnologia em larga escala, sobretudo no setor público, ainda é um desafio – e o Estado de São Paulo está pronto para superá-lo com a campanha “Rede Solar – Energia Renovável em Prédios Públicos”


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoia a iniciativa encorajando os gestores públicos a instalar geradores fotovoltaicos em prédios de propriedade do governo estadual paulista – mais de 12 mil edifícios, incluindo escolas e sedes de órgãos públicos.  

O objetivo é usar a energia solar gerar energia e reduzir parte da demanda energética dessas instalações, em um projeto financiado pelo fundo para a Infraestrutura de Qualidade do Japão (JQI, na sigla em inglês) e conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 



 

Para sair do papel a ideia


O BID realizou um levantamento detalhado em mais da metade dos edifícios estaduais. O objetivo foi analisar viabilidade técnica e econômica, localização e potencial de ganho – tanto em geração de energia, quanto do ponto de vista financeiro. 

E os benefícios que podem ser gerados chamam a atenção: 

  • Redução de até 28 mil toneladas de emissão de gases de efeito estufa por ano, contribuindo para a preservação ambiental 

  • Economia de até 90% nos custos com energia elétrica em alguns edifícios, liberando recursos públicos, que podem ser investidos em áreas como educação, saúde ou transporte público 

  • Geração de emprego qualificado proporcionada pela instalação dos sistemas de geração fotovoltaica 


Projeto piloto já mostra resultados


Uma das etapas da preparação da campanha Rede Solar foi a execução de dois projetos-piloto para analisar, no dia a dia, o processo de instalação dos painéis fotovoltaicos e o resultado. 


Os números impressionam: na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade de Guaíra, no interior de São Paulo, a conta de energia teve uma redução de 30%. Na Apae de São Vicente, no litoral, a economia com eletricidade caiu 21%, propiciando uma economia anual de mais de R$ 5 mil – dinheiro que será revertido para o atendimento a 400 crianças com necessidades especiais que usam os serviços da Apae todos os dias.


Além da instalação dos painéis fotovoltaicos, o projeto incluiu campanhas de conscientização e o uso racional da eletricidade, contribuindo para redução de 10% no consumo. 


Com a transição para fontes de energia mais limpas e renováveis, contribuímos para a desaceleração das mudanças climáticas e conscientizamos a sociedade de novas possibilidades para aliar desenvolvimento e proteção ambiental – uma fórmula que precisa ganhar espaço nas agendas de governos, empresas e cidadãos. 





bottom of page