Recente pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), indicou que 90% dos brasileiros querem gerar a própria energia, seja por meio de painéis solares ou por outras fontes renováveis. Esse percentual era de 77% em 2014.
A pesquisa ainda mostra que a faixa etária entre 25 a 34 anos é a que mais defende esta ideia (95%), sendo 14 pontos percentuais superior do que os entrevistados com mais de 55 anos (81%).
Modelo Atual não Agrada
Segundo Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, a pesquisa mostrou que o brasileiro está cansado do modelo atual de energia e sabe que paga caro pela conta de luz. “O brasileiro quer uma energia mais barata, quer ter a possibilidade de escolher uma opção mais limpa e quer ser mais bem atendido”, resume Medeiros, acrescentando que a pesquisa indica também uma preocupação crescente com a conscientização ambiental.
"A pesquisa mostra claramente que as pessoas gostariam de escolher sua empresa fornecedora de energia. Eram 66% dos brasileiros há 7 anos; agora são 80%, um recorde. Ou seja, a cada 10 pessoas, 8 querem mudanças na sua conta de luz. Isso também mostra que as pessoas estão mais atentas a seus direitos e que este debate sobre o mercado livre de energia precisa continuar”, conclui o presidente da Abraceel.
#Sustentabilidade #EnergiaSolar #Fotovoltaico #EnergiaDistribuída #Coronavírus #Covid19 #LumiereEnergia
Comments